Split congelando

O congelamento da unidade interna (evaporadora) do sistema de ar condicionado é um dos problemas mais comuns principalmente em sistemas de climatização de datacenters.

Para piorar, quando o ar condicionado congela, a temperatura do ambiente aumenta e quando ocorre o descongelamento a drenagem não é suficiente e acaba causando vazamento de água dentro do ambiente podendo causar prejuízos por curto circuito, queima de placas eletrônicas e muito mais.

Mas por que o ar condicionado congela?

Alguns podem ser os motivos para esse fato, abaixo vamos abordar alguns deles e como prevenir esse problema.

  • Falta de gás refrigerante: O sistema de climatização necessita de uma quantidade correta de gás refrigerante para poder funcionar corretamente, sua falta ou excesso causam diversos problemas. Quando falta gás refrigerante, a temperatura de evaporação do gás diminui ficando inferior a 0ºC com isso a umidade do ar congela na serpentina criando uma fina camada de gelo que pode ir aumentando até tomar totalmente a serpentina.
  • Baixa vazão de ar: Dentro de ambientes de TI é obrigatório manter a velocidade do ventilador da unidade interna, no máximo, pois o fluxo de ar é fundamental para retirada de calor sensível (que representa 80% do calor de um datacenter). Quando a vazão do ar está baixa, há pouca troca de calor com a serpentina o que aumenta a retirada de umidade e faz com que a agua se acumule podendo congelar. Filtros sujos, interferências na frente do retorno e o próprio congelamento, inicia uma reação em cadeia perigosa, pois com o gelo o fluxo diminui e  aumenta o gelo, que dificulta ainda mais o fluxo e assim vai até o total congelamento da serpentina.
  • Super rendimento do condensador: Mais comum em dias frios, esse problema ocorre sobretudo em sistemas sem a tecnologia inverter. Para entender esse fenômeno precisamos ter em mente que o ar condicionado é divido em 4 partes sendo duas envolvidas diretamente nesse problema: A unidade evaporadora ou unidade interna é aquela que transfere o calor do ambiente para o gás, essa é a que congela. Unidade condensadora ou unidade externa é aquela que que transfere o calor do gás para a atmosfera. Em dias frios o condensador retira do gás mais calor do que foi absolvido dentro do datacenter, assim “sobra” capacidade de resfriamento e essa “sobra” faz com que a unidade resfrie muito rápido causando o congelamento da unidade interna. Esse problema não ocorre em equipamentos com a tecnologia inverter, pois esses tem um controle especial na unidade condensadora que faz com que somente o calor absolvido seja transferido. Esse controle é feito com a variação da velocidade do compressor e do ventilador do condensador.

Soluções:

É impossível garantir que um sistema jamais vai congelar, mas é fácil evitar que o problema seja frequente.

Faça a manutenção periódica do sistema de ar condicionado, e faça o complemento do gás sempre que necessário, mesmo que não tenha vazamento, a cada vez que é medido a pressão do gás se perde uma certa quantidade que deve ser reposta.

Utilize sempre o ar condicionado na vazão máxima, mantenha limpos filtro e serpentina, jamais obstrua a saída ou entrada do ar com bandejas, racks, esteiras, etc.

Se for adquirir um novo equipamento, sempre opte por sistemas com a tecnologia inverter. Para sistemas existentes, instale um controle de condensação. Esse dispositivo deveria ser obrigatório em equipamentos para datacenter. A Elite ACS fornece o modelo Fan Speed que funciona muito bem e ajuda a evitar prejuízos causados pelo congelamento.

Utilize também nosso sensor de liquido para ser notificado em caso de falha no sistema.

A unidade congelou, a temperatura subiu? Utilize nosso módulo de automação que a unidade reserva será acionada imediatamente.

E não se esqueça, se não é monitorado, não é confiável.

Leave Comment

Fale conosco, temos a certeza de que podemos aumentar a segurança de seu datacenter.

Se não é monitorado, não é confiável.
%d blogueiros gostam disto: